Formadores

Página em Construção

João Portugal

Possui Pós-Graduações em Auditoria da Qualidade dos Serviços de Turismo e em Gestão de Destinos Turísticos e é licenciado em Gestão de Empresas Turísticas.
Exerceu funções de Chefe de Divisão de Inventariação e Estruturação de Destinos e de Coordenador do Gabinete de Apoio ao Investidor da Direcção-Geral do Turismo, onde desenvolveu actividades no âmbito do enquadramento e análise de projectos de investimento na área das actividades turísticas.
Participou como orador em diversas conferências e seminários em representação do Turismo de Portugal.
Actualmente encontra-se a desempenhar funções na Direcção de Planeamento Estratégico, do Instituto de Turismo de Portugal, sendo responsável pelos produtos Turismo Natureza e Turismo Náutico.
Desenvolve a actividade de docente há cerca de 15 anos, tendo colaborado com diversas instituições de ensino entre as quais a Escola Superior de Turismo do Estoril, Instituto Novas Profissões, Instituto Universitário de Lisboa e Universidade Europeia.


Carlos de Deus Pereira

Dr. Carlos de Deus Pereira, licenciado em Direito pela Universidade Moderna, Master em Gestão Desportiva, Especialização em Direito do Desporto Profissional pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Mestrado em Direito do Desporto e Aprovado no exame de admissão à Ordem dos Advogados com a classificação de Muito Bom. Advogado na DPH LAYWERS.

 

 


Paulo Jorge Almeida Lourenço

Com mais de vinte anos de experiência em Direção e Administração de empresas hoteleiras.
Atualmente é Diretor Geral do Grupo Água Hotels para além de Administrador de 2 empresas Turísticas e Hoteleiras.

 

 

 

 

 


Raul Gonçalves

Nascido em Lisboa, cedo escolheu a Madeira para residir. Filho de pais madeirenses a trabalharem no Continente, desde 1968 que passava as suas férias escolares com

a sua família no Funchal. Mudou-se para a ilha, definitivamente, em 1979. O seu percurso académico iniciou-se no continente, onde concluiu o Ensino Secundário (1978) e ingressou na Universidade da Madeira em 1992 na primeira edição da licenciatura do Curso de Gestão, tendo concluído a sua licenciatura em 1996. Em 2004 conclui, ainda na Universidade da Madeira, a Pós-Graduação em Gestão Estratégica e Desenvolvimento do Turismo, também na sua primeira edição. Frequentou inúmeras ações de formação na área comportamental e na área técnica, relacionadas com as suas atividades profissionais. Com um percurso profissional muito variado, iniciou-se como bancário (de 1981 a 1996), foi formador na área do Turismo e da Economia (de 1996 a 2011), e, fruto da sua formação académica, enveredou pela gestão hoteleira onde, entre 1996 e 2000 ocupou o cargo de Assistente de Direção na Estalagem Quinta da Bela Vista, uma Quinta Madeirense de 5 estrelas, passando também pela Direção Geral do Hotel Porto Santo & Spa, um hotel de 4 estrelas (de 2008 a 2013). Esteve envolvido no desenvolvimento de projetos turísticos e hoteleiros nos Açores e em Cabo Verde, na primeira década de 2000, e foi ainda membro da Mesa de Hotelaria da ACIPS – Associação Comercial e Industrial do Porto Santo (de 2012 a 2014). Presentemente encontra-se à frente do Hotel Quinta da Serra, um hotel de 5 estrelas localizado no Jardim da Serra, onde é Diretor Geral desde janeiro de 2014, desenvolvendo um projeto de Agricultura e Restauração Biológicas, liderando uma equipa de 40 pessoas.


 José Pedro Canelas

José Pedro Canelas, licenciado em Gestão Hoteleira, e pós-Graduado em Direcção Hoteleira, pela ADHP.

Passou por várias unidades hoteleiras, Hotéis Tivoli, Hotel Vivamarinha, Hotel Sheraton Cascais, Hotel Riviera. Actualmente é responsável pela Direcção de F&B, numa unidade Hoteleira em Cascais, docente e consultor em Gestão de Food & Beverage.

Nomeado pela ADHP para melhor director de comidas bebidas. Xénios na Hotelaria 2018.

 

 

 

 


João Neuparth

João Neuparth, Fundou a empresa ACT4HT  com o objetivo de gerir com o proprietário, o Hotel apartamento Ourabay em Albufeira, uma unidade de 4 estrelas com 60 apartamentos, que se mantém sob sua gestão.

Fundou a empresa DESAFIOS COM CLASSE, UNIPESSOAL, LDA. Com um objecto comercial diverso está vocacionada para a gestão hoteleira em geral, mas também modular.
Faz a gestão operacional para o Grupo Yellow. Desde a sua fundação geriu o Hotel Carvi Beach em Lagos, as vendas e Marketing do Hotel Cascade em Lagos, o Club alvor Golf em Alvor e o Club praia da Rocha na Praia da Rocha. A empresa fez vários trabalhos, sobretudo estudos de viabilidade e auditorias financeiras e  comerciais para vários hotéis.

Isabel Froufe

Actualmente Directora Comercial do Grupo Pestana Pousadas de Portugal com 27 Pousadas espalhadas de Norte a Sul do Pais e responsável pela implementação da nova estratégia das Pousadas, Isabel Froufe conta com mais de 20 anos de experiência em Hotelaria na área Comercial do Sheraton Lisboa Hotel & Towers, Directora de Vendas & Marketing da Fortaleza do Guincho, Grupo Lagrimas Hotel & Emotions e Discovery Hotel Management.

 

 

 

 

 


Sérgio Borges

Doutorado em Turismo na Universidade de Lisboa, Mestre em Gestão Estratégica de Eventos pela ESHTE e Licenciado em Gestão de Empresas Turísticas pelo ISPI, docente das disciplinas de Gestão Financeira (Mestrado em Gestão Hoteleira), Contabilidade Analítica, Gestão Estratégica e Formador do Curso de Graduação em Gestão Hoteleira da ADHP.

Tem um percurso profissional de 22 anos na Hotelaria onde já desempenhou vários cargos de Direção Financeira e de Recursos Humanos na Marriott, Choice Hotels e Grupo Accor.

Actualmente é o Diretor Financeiro Corporativo da JJW Hotels & Resorts em Portugal e com responsabilidades no Reino Unido

 

 

 

 


Rúben Paula

Ruben Paula é diretor de hotel, exercendo, desde 2015, o cargo de Director Geral de Operações do Grupo JJW Hotels & Resorts Portugal (unidades Penina, Dona Filipa, Formosa Park, San Lorenzo, Pinheiros Altos). Dirigiu, anteriormente (2007 a 2015) o Altis Grand, Prime e Suites, esteve (de 2000 a 2007) na Vila Galé Hotéis, onde exerceu funções de Assistente de Direção a Diretor Geral, em diversas unidades da cadeia e antes desta trabalhou no Grupo Sonae, na área turística e hoteleira. Com um Mestrado em International Hotel Management pela University of Surrey, uma especialização em Food & Beverage and Restaurant Management pela École Hôtelière de Lausanne, Curso Profissional em Avaliação Imobiliária reconhecido pela CMVM como Avaliador imobiliário e Licenciatura em Gestão Hoteleira pela Universidade Internacional, tem colaborado em diversos cursos, tendo lecionado aulas de Estudos comparados (definição de produtos e estudo mercado), Marketing estratégico, Revenue Management, Gestão Estratégica e Gestão de Alojamentos em algumas universidades, escolas hoteleiras e cursos profissionais.